sexta-feira, 18 de julho de 2008

Notícia: Hackers pegam carona na greve dos Correios para espalhar vírus

Criminosos da internet passaram a usar a greve dos Correios, que já completa 18 dias, para espalhar códigos maliciosos na internet. Um e-mail criado pelos golpistas diz que o internauta tem um Sedex para receber, mas que a encomenda está parada por causa da greve. Para saber mais, o texto sugere que o usuário baixe um arquivo em seu computador, sem saber que se trata de um vírus.

Em comunicado, os Correios informam que “jamais enviam e-mails ou telegramas diretamente a clientes, exceto em resposta às consultas solicitadas e mediante a autorização do cliente, por meio de cadastramento prévio”. O texto não informa o que o vírus faz no computador das vítimas. “Ao receber qualquer e-mail em nome dos Correios sem que tenha solicitado, recomendamos que o apague imediatamente. Não abra nenhum arquivo anexado nem clique nos links oferecidos.

Os Correios alertam ainda que esses e-mails não devem ser respondidos pelos destinatários sob hipótese alguma”, continua. Bastante propagado, esse tipo de golpe é chamada de phishing scam. Com ele, piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Fonte: G1 - globo.com

Nenhum comentário: